Nunca a Arte precisou tanto da Ciência.
Nunca a Ciência precisou tanto da Arte.
Nunca precisamos tanto das duas.
É com este desafio que em 2020 o 19o Festival Arte Serrinha busca a reinvenção sem abrir mão de sua missão principal: propiciar uma imersão nas Artes, na Natureza e em temas relevantes da atualidade. O Festival, conhecido por ser uma espécie de reduto da utopia criativa, reúne desde a sua primeira edição artistas e público durante três semanas do mês de julho na zona rural de Bragança Paulista, nas margens da represa dos Rios Jaguari e Jacareí que abastece a cidade de São Paulo, uma região da Mantiqueira rica em recursos hídricos e com belíssimas paisagens há apenas 80 km da capital.
Este ano, o Festival será realizado entre os meses de julho e novembro. As atividades iniciais em julho serão no formato on-line, garantindo desta forma a segurança necessária para o momento e assim que houver protocolos seguros, os encontros na região da Serrinha serão presenciais.
Mesmo em uma situação excepcional como esta que vivemos, o Festival mais uma vez busca propiciar um ambiente de imersão e trocas culturais, por meio de residências artísticas, workshops, mesas de conversa, performances, cinema, teatro, instalações de Land Art e shows.
Festival 2020 – O evento ocorrerá entre 20 de julho e 29 de novembro e tem como tema Ciência e Arte, “como sempre uma provocação e uma oportunidade de dialogar com temas urgentes do nosso tempo”, segundo Fábio Delduque, um dos idealizadores do Festival. Um dos destaques desta edição será o artista italiano Michelangelo Pistoletto que, a convite do curador Marcello Dantas, fará uma obra de Land Art na Serrinha e irá propor um fórum de debates sobre os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) do planeta. Estes objetivos elencados pela ONU serão discutidos por importantes lideranças sociais, artísticas, científicas e também por convidados da região bragantina no intuito de marcar este encontro que já foi realizado em diversos locais do mundo.
Iniciaremos a programação online no dia 20 de julho com lives musicais e mesas transmitidas no canal da Serrinha no YouTube para aprofundar os temas deste ano. A programação vai até dia 31 de julho, sempre às 20h.
Em agosto, será divulgada a programação completa que, além de Michelangelo Pistoletto, inclui importantes nomes da artes como Dora Longo Bahia, Lucas Bambozzi, Gal Oppido, Morena Nascimento, Bel Coelho, Jean Paul Ganem (França), Roberta Estrela D’Alva, Jaques Morelenbaum e Paula Morelenbaum. O Festival terá ainda a participação de diversos cientistas abordando temas como física, arqueologia e astronomia.
Locais –O Festival tem como núcleo principal a Fazenda Serrinha, reserva ecológica reconhecida pelo ICMBio. Com uma infraestrutura que dispõe de salas de aula, ateliês, restaurante, alojamentos e pousada a fazenda possibilita aos visitantes uma verdadeira imersão artística. A Fazenda Serrinha também possui um parque de instalações que conta com obras de Aguilar, Laura Gorsky, Luiz Hermano, Bené Fonteles, Fernando Limberger, Gustavo Godoy, Eduardo Srur e Hugo França, entre outros.
Este ano, será inaugurado um novo espaço, o Centro Cultural Energia em parceria com a empresa Energisa, que pretende ser uma referência em questões que envolvem sustentabilidade, educação ambiental, história e tecnologia, voltado para o resgate da história da região e para pensar possibilidades mais harmônicas para o futuro.
Nos finais de semana o Festival se estende ao Teatro Rural, Casarão Dois Irmãos e ao Galpão Busca Vida – cachaçaria, pizzaria e casa noturna – que receberão oficinas, apresentações musicais e cine drive in.
Acompanhe as lives que já aconteceram: http://poloaudiovisual.tv/eventos/
Reviews for 19º FESTIVAL ARTE SERRINHA