Ballet do Amor Brasileiro

    • FIQUE EM CENA
  • 2018
  • L

PRINCIPAIS MOMENTOS

Direção Geral: Paulo Rogério Lage
Direção Coreográfica: Miriam Pederneiras
Projeto de Iluminação: Pedro Pederneiras
Figurino: Gabriela Junqueira
Confecção de figurinos: Taires Scatolin
Contra Regra: Alexandro Silva, William Silva e Pablo Freitas
Som e Luz: Wellington Pain
Produção Executiva:
Sérgio Amaral
Gerência de Projetos: Sérgio Rafael
Assistente Administrativo: Vânia Lage
Responsável Técnico: Bruno Silveira
Fotografia: José Luiz Pederneiras
Projeto Gráfico: Cacate Almeida
Assessoria de Imprensa: Saulo Rios

Normalmente o ponto alto de um ballet está no pas  de deux , quando toda a força da dança se concentra nos corpos de um casal que exercendo o ritual de aproximação/afastamento próprios do amor, ocupam a cena de forma a atrair o público a viver toda sua envolvente emoção.  É nos pas de deux dos ballets clássicos que se exerce o virtuosismo dos bailarinos.

Já contemporaneamente em Nine Sinatra Songs da coreógrafa americana Twyla Tharp sobre música de Frank Sinatra ou em Lecuona, espetáculo criado para a mais importante companhia de dança brasileira, Grupo Corpo, música do compositor cubano Ernesto Lecuona e coreografia de Rodrigo Pederneiras, os casais de bailarinos se revezam em pas de deux de intensa movimentação, revelando pela dança as emoções do amor em suas diversas fases.

O espetáculo Ballet do Amor Brasileiro, que com Monica Botelho divido a criação, tem como objetivo deixar fluir ao público as emoções vividas por casais de bailarinos – um ou diversos em cena – quando o tema da paixão se desenvolve sobre o brilhante e rico repertório musical brasileiro, usando canções que estão no inconsciente coletivo do nosso povo, como associadas ao verbo AMAR, mesmo quando dos seus desencontros.

Dez canções, Tom e Vinicius, Villa Lobos, Edu, Caetano, Flavio Venturini e Murilo Antunes, Roberto e Erasmo, João Bosco e Aldir Blanc, Milton e Brant; todas as músicas em trilha de arranjos originais, cinco da Orquestra Ouro Preto, regida e dirigida pelo Maestro Rodrigo Toffolo, cinco arranjadas e com participação do músico Rodrigo Torino.

Faz parte do projeto toda uma equipe vinda do Grupo Corpo: Miriam Pederneiras, a bailarina de pas de deux belíssimos, como os de Canções e Último Trem, agora Assistente de Direção; Pedro Pederneiras o Diretor de Cena da Companhia, no projeto de iluminação e cenografia; Gabriela Junqueira, também bailarina, nos figurinos; Dani Pavan e Sandra Santos, ex-bailarinas do Grupo e Samuel Samwais, nas coreografias. Toda uma escola Corpo, no sentido amplo, se movimentou em torno do tema: a dança do amor e a música brasileira.

Depois, três audições e oito bailarinos escolhidos. Pés, mãos, corpos e corações, sentimentos a demonstrar uma maneira brasileira de amar.

Imagina, imagina
Hoje à noite a gente se perder
Imagina, imagina
Hoje à noite a lua se apagar…

 Paulo Rogério Lage – Diretor

Reviews for Ballet do Amor Brasileiro

There are currently no reviews for Ballet do Amor Brasileiro
Scroll to top